A Skyrunner® World Series foi lançada em 2004 e cresceu para representar o pico da corrida ao ar livre definida pela altitude e tecnicidade. A Série 2025 apresenta 24 corridas em quatro continentes, culminando com o SkyMasters.
O Skymasters acontecerá em Eslida Ain, na Espanha, no dia 8 de novembro. O SkyMasters é a final da temporada e concede mais pontos em comparação com as outras corridas. O percurso em si tem 42,5 km e sobe mais de 3.800 m.
Por causa disso, o Marato dels Dements SkyMasters será decisivo na determinação de quais 10 homens e mulheres estarão na classificação geral do Skyrunner® World Series. Aqueles que terminarem entre os 10 primeiros receberão uma parte do prêmio total de € 93.500 da temporada.
Para se qualificar para o SkyMasters, os atletas devem competir e completar pelo menos quatro (4) SkyRaces, terminando entre os 20 primeiros em pelo menos uma. Os critérios para um convite são descritos abaixo:
Esteja no top 20 (homem ou mulher) de uma SkyRace e
Complete pelo menos 4 corridas da Skyrunner® World Series da temporada atual (ou seja, 2025).
OU
Esteja entre os 3 primeiros (masculino ou feminino) de uma corrida indicada em um país da Skyrunner® National Series — Base Catolés SkyRace® 2025
Esteja entre os 3 primeiros (homem ou mulher) do ranking final de uma Skyrunner® National Series - Grande Final SBS Base Ibicoara SkyRace® 2025
Termine entre os 3 primeiros (masculino ou feminino) em um Campeonato Continental de Skyrunning
Termine entre os 3 primeiros (masculino ou feminino) em um Campeonato Mundial de Skyrunning.
Patricia Maria Nicolau de Andrade GO
Ewelin Cristina Ribeiro De Mello MG
Marnie da Rocha Fortes RJ
Maicon Denis Teixeira MG
Alan David Lima PR
Andre Siegle RS
SkyRace® de Matheysins terá presença de Linabel Araujo e Rosa Kuglin no dia 5 de maio.
Os Time Brasil na Limone Xtreme foi composto por 9 skyrunners: Linabel Iramaia, campeã Sul-Americana VK OPEN 2023 e campeã do CNS 2023 na modalidade VERTICAL; Rosa Kuglin, campeã do CNS 2023 na modalidade SKY; Bruna Fonseca, vice-campeã do CNS 2023 na modalidade SKY; Juliana Couto, terceira colocada no CNS 2023 na modalidade SKY; Leiene Quites, vice-campeã do Skyrunner® Brazil Series 2023; Beatriz Ferreira, terceira colocada do Skyrunner® Brazil Series 2023; Caiê Alonso, vice-campeão do Skyrunner® Brazil Series 2023; Felipe Costa, medalhista de bronze do Campeonato Sul-Americano de Skyrunning 2023; e Fernanda Maciel, multi-recordista de skyrunning e alpinismo (Gran Paradiso, Vinson, Kilimanjaro, Aconcágua).
Caiê Alonso, SkyMasters 2023.