A Skyrunning Brasil realizará entre os dias 7 e 11 de dezembro 2024 a primeira edição do SKY DAY, uma comemoração ao dia internacional da montanha, com o objetivo de conscientização que o cuidado com a montanha deve ser todos os dias.
Polos serão formados por todo o país, onde treinadores parceiros do skyrunning estarão a frente de um treino padrão sky (semelhante em todo o país). O participante interessado deve fazer sua inscrição no site ticketsports e determinar o polo que participará presencialmente.
Caso não esteja próximo de algum polo, receberá o treino e poderá executar em sua cidade. Será possível comprar a camisa oficial do evento pelo site e receber no polo escolhido. Não serão enviadas camisas fora dos polos.
O objetivo primordial do evento é criar campanhas anuais para proteção e restauração dos ecossistemas montanhosos. Apresentaremos todas ações realizadas pelos organizadores de corrida em 2024 para proteção ambiental. O evento 2024 também dedicará 100% da verba arrecadada à seleção brasileira juvenil 2025.
Designado em 2003 pelas Nações Unidas no dia 11 de dezembro de cada ano, o Dia Internacional da Montanha é celebrado pelo skyrunning. As montanhas cobrem cerca de 27% da superfície do planeta e são uma das áreas mais frágeis devido às alterações climáticas, ao desenvolvimento insustentável…e ao abandono em áreas remotas.
Como uma federação esportiva cujo parque de diversão são as montanhas, a Federação Internacional de Skyrunning está diretamente envolvida através de eventos ali realizados, um lugar para centenas, milhares de corredores e fãs que se reúnem em locais icônicos em todo o mundo.
No entanto, o Skyrunning nunca será um esporte convencional devido às óbvias limitações geográficas das localizações montanhosas – a distância das cidades, aeroportos e estações ferroviárias e o número de atletas capazes de enfrentar desafios difíceis em terrenos técnicos em altitude. As regras da Federação limitam o número de skyrunners por razões de segurança e ecológicas.
Não existe atividade humana com impacto “zero”, mas é possível minimizar e adaptar o comportamento humano em relação à natureza. Skyrunning é correr na natureza, subindo e descendo a montanha, com apenas um par de sapatos, um punhado de regras e um objetivo importante: não deixar rastros.
As montanhas são o palco deste esporte único e, desde 2016, a ISF uniu forças com a UIAA (Federação Internacional de Escalada e Montanhismo) sublinhando a herança do montanhismo do skyrunning.
Em 2024 a Skyrunning Brazil se junta para aumentar a conscientização sobre o nosso playground imensamente belo, mas extremamente delicado. Less cloud. More sky!
#MountainsMatter