A Federação Internacional de Skyrunning foi fundada em 2008, substituindo a Federação para o Desporto em Altitude (FSA), fundada em 1995.
A Federação Internacional de Skyrunning, doravante denominada ISF, é o único órgão governamental criado para promover e administrar o esporte skyrunning.
Skyrunning é definido como o esporte de corrida em terreno montanhoso em baixa, média e alta altitude com declive acentuado. Mãos e certos equipamentos podem ser usados para ajudar no progresso de acordo com regras específicas. Os trechos técnicos são inerentes ao esporte, mas a dificuldade de escalada não deve ultrapassar o grau II° (UIAA). Os eventos podem ser realizados durante todo o ano.
A ISF compromete-se a difundir a prática do skyrunning com respeito pelo ambiente, a promover eventos desportivos privados e públicos, a desenvolver escolas e cursos de formação e a promover o bem-estar médico-físico dos concorrentes.
O escopo da ISF é administrar o esporte de skyrunning, competições e eventos como uma Federação Internacional independente com entidade legal própria.
O Brasil é Membro Pleno da ISF desde 2017 através de Rafael Aquino Leal, doravante denominado presidente da ISF no Brasil.
A ABSM é o órgão regulador de todos os aspectos do skyrunning no Brasil.
Os principais objetivos da ABSM são a direção, regulamentação, desenvolvimento e promoção do esporte skyrunning em todo o Brasil.
A ABSM promove ligações, redes e relações de amizade entre os seus membros, os seus atletas, dirigentes e outras entidades desportivas.
A ABSM é a autoridade final para todos os assuntos relativos ao skyrunning no Brasil.